terça-feira, 13 de setembro de 2011

Arraial filantrópico

Um dos principais objetivos da Ordem DeMolay é a filantropia. A filantropia nada mais é que contribuir para a sociedade nos dias atuais para que os jovens crescam com caráter digno, longe das dissipações que vagam próxima à pureza do jovem, contribuindo para que haja o companheirismo e o principal, amor filial.
Neste domingo dia dezoito de setembro de dois mil e onze o capítulo União de Divinópolis nº413 da Ordem DeMolay fará um arraial filântrópico para os alunos do abrigo "Associação L'Esperance do Brasil" que fica nas proximidaes do povoado de Marilândia.
Acontecerão no arraial brincadeiras como boca do palhaço, cama elástica ,jogo da argola ,pescaria, bingo, música e o cantinho da arte para que os jovens possam desenhar e desfrutar de toda sua imaginação.
O evento tem hora de início marcada para às 14:00hrs e o término às 18:00hrs. Serão servidos na hora saquinhos de pipoca, cachorro-quente, algodão-doce, mini-piza, geladinho, bolo e refrigerantes.

banner do evento

terça-feira, 6 de setembro de 2011

Calendário de reuniões da XXIV gestão.

Mestre Conselheiro: Rafael Chagas Florentino
1º Conselheiro: Valdevil Vieira Junior
2º Conselheiro: Murilo Campos Araújo 


AGOSTO:
                                                            Dias 6 (administrativa); 20
SETEMBRO:Dias 3; 17 (elevação)
OUTUBRO:Dias 1; 22; 29 (escrutínio)
NOVEMBRO:Dias 12 (iniciação); 26
DEZEMBRO:Dia 3

Congresso Regional em Bambuí

No dia 04/09/2011 o Capítulo União de Divinópolis compareceu ao congresso regional que foi sediado na cidade de Bambuí pelo capítulo Acácias de Bambuí. No congresso aconteceu a posse do novo MCR e MCRA

Após a pauta do congresso aconteceram alguns campeonatos de esportes para a diversão dos DeMolays e Tios Maçons presentes.

O Capítulo União de Divinópolis voltou para casa com o segundo lugar no campeonato regional de futsal.


ESTE TÓPICO SERÁ EDITADO EM BREVE PARA POSTAGEM DE FOTOS.

domingo, 7 de agosto de 2011

Apresentação em Itaúna

No dia 13/08/2011 será feita uma apresentação na respeitável Loja Maçonica Itaúna Livre aonde os DeMolays do capítulo União de Divinópolis farão uma cerimônia do abraço homenageando os pais maçons no dia dos pais.

Os DeMolays responsáveis pela cerimônia do abraço são: Rafael Chagas, Samuel Brasileiro, Murilo Costa e Lauro Mansur.

Para os que não puderem se fazer presente, segue abaixo uma apresentação da cerimônia do abraço do capitulo Arnaldo Lozano Gonçales nº586  de Santo Anastácio - SP.



Nova tríade : União de Divinópolis

No dia 31/07/2011 ocorreu a cerimônia pública de posse na Loja Maçonica Mestre Rangel situada no bairro Lp Pereira em Divinópolis/MG.

Os nomes pontados para a nova diretoria do capítulo União de Divinópolis são: Rafael Chagas para Mestre Conselheiro, Valdevil Júnior para Primeiro Conselheiro e Murilo Costa para segundo Conselheiro.




Em sequência à posse, a cerimônia do abraço fora apresentada em homenagem aos pais dos DeMolays presentes uma vez que o dia dos pais estava próximo da reunião pública.

No dia constavam a presença dos Irmãos Demolays, seus familiares, amigos e Tios Maçons.

sexta-feira, 1 de julho de 2011

Notícia; Bingo.

Francisco narrando os nºs sorteados
             Bingo

           No dia 25/06 de 2011, foi realizada na augusta e respeitável Loja Maçônica Veritas Vincit, localizada no bairro Belvedere um bingo regrado de muita tensão e espectativa.

            As portas foram abertas por volta das 19:00 horas e foram servidos caldos de feijão, abóbora e galinha; porções de mandioca, batata e carne. A cozinha ainda contava com bomboniere, refrigerantes e cervejas.
Marcos Paulo animando a noite com música ao vivo.
       Por volta das 20:30 horas foi iniciada a primeira rodada do bingo tendo como brinde um kit de copos com jarra. Logo após, nosso irmão Marcos Paulo animou a festa com música ao vivo.

      Os sorteios continuaram e tinham como brindes kits natura, kits de ferramentas, roupas infantis, cachecóis, carteiras femininas e kits para churrasco.

Casa cheia, festa bonita.
            Ao final da festa, um bolo foi leiloado e arrematado por nosso  irmão Rafael Chagas por R$ 26,00.     

           

quinta-feira, 16 de junho de 2011

Iniciação 07/05/2011


          No dia 07/05/2011 o Capítulo União de Divinópolis iniciou mais 7 membros na Ordem Demolay. Seus nomes são Felipe, Breno, Enzio e Vinícius de Divinópolis; Diego, de Carmo do Cajuru; Douglas, de Itaúna; e Rafael, de Bom Despacho.
         As reuniões fechada e aberta ocorreram na Loja Maçônica Mestre Rangel. Os demolays apresentaram a Cerimônia das Luzes e Cerimônia das Flores.
        No mesmo evento houve também uma homenagem para nosso Clube de Mães, as quais foram presenteadas com bottons para o Clube de Mães da Ordem Demolay.
       Com a apresentação da Cerimônia das Flores e a homenagem ao Clube de Mães nosso Capítulo honrou com mais um de nossos Dias Obrigatórios, o Dia das Mães.
Parabéns a todos os iniciáticos!

quinta-feira, 21 de abril de 2011

Filantropia: Visita às obras assistênciais Frederico Ozanan



                       No dia 16 de abril foi realizada a primeira filantropia do ano de 2011. Os jovens DeMolays visitaram as obras assistenciais Frederico Ozanan e contribuiram com kits contendo shampoo e condicionador para uso pessoal.                                                                                                                                                                 Os jovens foram recebidos com muita alegria pelos idosos do Asilo Frederico Ozanan, e preparam um café da tarde com direito à música ao vivo.                                                                                                                              Esse tipo de visita é essencial para os idosos porquê durante aquele momento, aonde estão sendo visitados, todos os males que os idosos possuem somem; esquecem dos traumas vividos, das constantes depressões, dos problemas de saúde, do esquecimento da família... Enfim, enquanto os jovens estão com eles, eles se sentem mais vivos . 
                                       

segunda-feira, 11 de abril de 2011

Notícia - Elevação dos iniciáticos


No dia 20/03 de 2011 aconteceu na L.: M.: Mestre Rangel a cerimônia de elevação dos iniciáticos Francisco Ricardo, Túlio Alves e Thales César. A cerimônia de elevação tambêm foi representada como dia obrigatóio fazendo memória à morte de Jacques DeMolay (18/03)

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

O que é a Ordem DeMolay?



A Ordem DeMolay é uma ordem filiada à maçonaria de princípios filosóficos, fraternais,iniciáticos e filantrópicos , patrocinada pela Maçonaria, para jovens - do sexo masculino - com idade compreendida entre os 12 e os 21 anos. Fundada nos Estados Unidos dia 18 de Março de1919 em Kansas City, Missouri, pelo Maçom Frank Sherman Land, é patrocinada e apoiada pelaMaçonaria, oficialmente desde 1921, que na maioria dos casos cede espaço para as reuniões dos Capítulos DeMolay e Conventos (ou Priorados) da Ordem da Cavalaria, denominações das células da organização.
A Ordem é inspirada na história de Jacques DeMolay, 23º e último Grão-Mestre da Ordem dos Templários, morto em 18 de março de 1314 junto a outros membros da Ordem por não ter confessado as falsas acusações de pratica de diversos crimes, entre eles heresias e infidelidade à Igreja Católica, partidas do rei Filipe IV de França, e aceitas pelo papa Clemente V. Sendo motivo dessas acusações a ambição de Filipe pelas posses da antiga Ordem dos Templários, pois em caso de prisão, os bens do acusado passariam a pertencer ao Estado francês.
Há cerca de 205 milhões de membros em todo o mundo e mais de 200 mil no Brasil. O DeMolay que completa 21 anos de idade, é denominado Sênior DeMolay e passa a acompanhar os trabalhos da Ordem através da "Associação DeMolay Alumni". No Brasil, distribuídos em mais de setecentos Capítulos, os milhares de DeMolays regulares de todos os estados da federação se reúnem freqüentemente.
No mundo, a Ordem DeMolay pode ser encontrada em: Aruba (Países Baixos), Alemanha,Austrália, Bolívia, Brasil, Canadá, Colômbia, Estados Unidos, Filipinas, Itália, Japão, México, Panamá, Paraguai, Peru e Uruguai.
No dia 08 de abril de 2008, o Deputado Estadual de São Paulo Bruno Covas criou o Dia do DeMolay no Estado de São Paulo, através da Lei Estadual nº 12.905, a ser comemorado anualmente no dia 18 de março de cada ano. No dia 19 de janeiro de 2010, o então presidente daRepública Federativa do Brasil, Luís Inácio Lula da Silva, através da Lei Federal nº 12.208, insituiu o dia 18 de março como o Dia Nacional do DeMolay, seguindo o exemplo de Bruno Covas, que escolheu esta data por marcar a data de falecimento de Jacques DeMolay, herói mártir da Ordem.

Príncípios :

Os princípios da Ordem são baseados em virtudes como a fraternidade e companheirismo, incentivando cada membro a trilhar seu caminho seguindo preceitos que são considerados pela Ordem diferenciais na vida de um líder e determinantes para seu destino.
A Ordem se baseia nas chamadas "Sete Virtudes Cardeais de um DeMolay", que são:
Amor filial. ( Clique para ler mais sobre o assunto )
Reverência pelas coisas sagradas. ( Clique para ler mais sobre o assunto )
Cortesia ( Clique para ler mais sobre o assunto )
Companheirismo ( Clique para ler mais sobre o assunto )
Fidelidade ( Clique para ler mais sobre o assunto )
Pureza ( Clique para ler mais sobre o assunto )
Patriotismo ( Clique para ler mais sobre o assunto )

Os baluartes da Ordem são a defesa das Liberdades:
  • "Religiosa" representada pelo Livro Sagrado.
  • "Civil", representada pela Bandeira Nacional.
  • "Intelectual", representada pelos Livros escolares.

Assim prescreve a ética de um DeMolay:
  • Um DeMolay serve a Deus;
  • Um DeMolay honra todas as mulheres;
  • Um DeMolay ama e honra seus pais;
  • Um DeMolay é honesto;
  • Um DeMolay é leal a ideais e amigos;
  • Um DeMolay executa trabalhos honestos;
  • Um DeMolay é cortês;
  • Um DeMolay é sempre um cavalheiro;
  • Um DeMolay é um patriota tanto em tempo de paz quanto em tempo de guerra;
  • Um DeMolay sempre permanece inabalável a favor das escolas públicas;
  • Um DeMolay é o orgulho de sua Pátria, seus pais, sua família e seus amigos;
  • A palavra de um DeMolay é tão válida quanto sua confiança;
  • Um DeMolay, por preceito e exemplo, deve manter os elevados níveis aos quais ele se comprometeu.

Graus:

Assim como a Maçonaria possui o Corpo das Lojas de Perfeição após as Lojas Simbólicas, a Ordem DeMolay também se divide em dois Corpos. O primeiro, envolve os dois primeiros Graus: o Grau Iniciático e o Grau DeMolay, podendo ser comparado às Lojas Simbólicas. O segundo envolve os graus históricos, filosóficos e honoríficos, que compõe da Ordem da Cavalaria.
Os Graus básicos da Ordem DeMolay são o Grau Iniciático e o Grau DeMolay. Os DeMolays desses graus trabalham em Capítulos. Os Graus da Cavalaria são trabalhados em Priorados (ou Conventos).


Grau Iniciático:



Primeiro grau da Ordem DeMolay, onde os DeMolays recém iniciados ingressam quando são admitidos em um capítulo e refletem sobre a Cerimônia de Iniciação.
O Primeiro Grau DeMolay, chamado Grau Iniciático, é baseado nas Sete Virtudes Cardeais de um DeMolay: amor filial, reverência pelas coisas sagradas, cortesia, companheirismo, fidelidade, pureza e patriotismo. O ingresso à Ordem exige do candidato ao menos um esboço dessas Sete Virtudes, sendo esse Grau, responsável por esculpi-las e valoriza-las, fazendo com que o jovem as honre e dignifique ainda mais em sua vida diária. É ainda nesse Grau que o jovem possui o primeiro contato com o esoterismo oferecido pela Ordem, através de toda a simbologia embutida na disposição dos objetos dentro da Sala Capitular, nos Oficiais das sessões e em seus paramentos, e principalmente na ritualística que rege as sessões. É durante esse Grau que ocorre o contato de maior valor com a Ordem, pois se define a qualidade que terá o jovem como DeMolay ativo. Portanto, despertar o interesse sobre a Ordem da forma correta é um trabalho delicado e muito importante, para que se tenha resultados dos ensinamentos oferecidos por ela no dia a dia de seus membros, tornando o mundo melhor a sua volta.

Grau DeMolay:



Segundo grau da Ordem, alcançado pelos DeMolays esforçados, que após demonstrarem merecimento e conhecimentos adquiridos na convivência capitular e estudos pertinentes a grau iniciático. A aquisição dos graus varia de acordo com requisitos pré-estabelecidos, tais como idade mínima, tempo decorrido após a iniciação e mérito no cumprimento das tarefas oferecidas pelo grau em que se encontra, antes de receber o grau DeMolay deve-se fazer de cor um exame de proficiência.



Ordem dos escudeiros da tavola redonda:


Ordem dos Escudeiros Távola Redonda é uma organização internacional, fundada em 1995, patrocinada pela Ordem DeMolay, feita para crianças, do sexo masculino, entre sete e doze anos, buscando auxiliar a criança na construção de seu desenvolvimento intelectual, visando à formação de um melhor cidadão para o futuro.
O nome “Távola Redonda”, relacionado à lenda do Rei Artur, foi escolhido porque aquela antiga ordem possuía os mais elevados ideais de serviço, perfeição, camaradagem e igualdade entre os Cavaleiros. Dessa forma, a lenda é usada como ferramenta lúdica para o desenvolvimento pedagógico de suas cerimônias e objetivos.
A Távola de Escudeiros é o nome dado à unidade de cada agrupamento de escudeiros. (Ex: Capitulo, Loja, Bethel, Assembléia). Por ser cada Távola um apêndice do Capitulo que a patrocina, a mesma deve levar, obrigatoriamente, o nome do Capitulo patrocinador. Cada Távola possui uma administração própria, composta de cargos que são ocupados pelos Escudeiros.
O propósito da Ordem dos Escudeiros da Távola Redonda é contribuir para que as crianças, ao chegar a sua adolescência, assumam seu próprio desenvolvimento, especialmente do CARÁTER, ajudando-as a realizar suas plenas potencialidades físicas, intelectuais, sociais, afetivas e espirituais, como cidadãos responsáveis, participantes e úteis à comunidade, de forma autônoma e consciente.
Os princípios que alicerçam a Ordem dos Escudeiros são:
  • Sabedoria;
  • Verdade;
  • Justiça.
Os métodos utilizados pela Ordem dos Escudeiros caracterizam-se pelo conjunto dos seguintes pontos que orientam o trabalho educativo desenvolvido com as crianças:
  • Promessa de ser um melhor filho;
  • Cerimônias Ritualísticas;
  • Vida em equipe;
  • Atividades Progressivas, atraentes e variadas.
  • Desenvolvimento pessoal com orientação.
  • Aprender fazendo.

Ordem da cavalaria:


Os Nobres Cavaleiros da Ordem Sagrada dos Soldados Companheiros de Jacques DeMolay, mais conhecidos como Ordem da Cavalaria, são uma organização complementar da Ordem DeMolay cujo objetivo principal é o aprimoramento moral e filosófico de seus membros, que se reunem em Conventos (SCODB) ou Priorados (SCODRFB). A admissão é concedida a DeMolays que tenham 17 anos ou mais e receberam o Grau DeMolay ao menos 6 meses antes da Investidura, o nome dado à Iniciação a esta Ordem.
O primeiro Convento foi fundado em 27 de outubro de 1947 e a primeira Investidura ocorreu em 10 de janeiro de 1948 em Kansas City, Missouri, EUA. Enquanto no Supremo Conselho da Ordem DeMolay para o Brasil existem 11 graus, no Supremo Conselho da Ordem DeMolay para a República Federativa do Brasil existem 2 graus, que são os mesmos que foram trazidos ao Brasil em 1993, quando o primeiro Convento brasileiro foi fundado, no Rio de Janeiro.

fonte: wikipedia.org


Quem foi Frank Sherman Land ?


Frank Shermann Land foi o idealizador e fundador da Ordem Demolay, no dia 18 de março de 1919, em Kansas City, MO, EUA. Também foi Imperial Potentate dos Shriners.

Frank S. Land nasceu em 21 de junho de 1890, em Kansas City, Missouri, Estados Unidos da América. Bem cedo já demonstrava seu espírito de liderança. Sempre possuiu uma vida religiosa muito ativa. Desde criança, na Igreja, e junto com os ensinamentos de sua mãe, Frank Land conheceu a importância de uma filosofia de vida repleta de virtudes.

A Escola Dominical da Igreja Congregacional de Fountain Park, em St. Louis, proporcionou a este jovem os meios para sua primeira inclinação a conquistas e distinções. Recebeu de presente uma Bíblia por ter dez anos de freqüência ininterrupta à Escola Dominical.

Em Kansas City, ele completou seus estudos e tomou parte ativa em atividades de Igreja e Cívicas. Quando atingiu 19 anos, havia-se tornado um dirigente de restaurante de sucesso e, como artista amador, ele era o espírito vivo na organização para embelezar a cidade.

Frank S. Land era muito ativo na Maçonaria e com 25 anos de idade foi nomeado Diretor do Bureau de Serviços Sociais do Rito Escocês. Foi Presidente do Conselho DeMolay dos Cavaleiros Kadosch e, presidiu, em 1931, o Templo Ararat da "Ancient Arabic Order of the Nobles of the Mystic Shrine".

Ele foi agraciado com o Grau 33 da Maçonaria (Rito Escocês Antigo e Aceito), na idade quase sem precedentes de 35 anos. Seis anos depois foi eleito Grão-Mestre da Grande Loja do Missouri. Em 1954 assumiu o cargo de Potentado Imperial do Conselho Imperial do âShrineâ da América do Norte, e em 1954 foi premiado com a primeira Medalha Internacional de Ouro do Real Arco, pelo Grande Capítulo Geral dos Maçons do Real Arco (Rito York).

Frank Land foi diretor, consignatário e membro de inúmeras diretorias e conselhos. Recebeu diversas honrarias porém sempre dedicou-se à Ordem DeMolay. Foi designado Cidadão Extraordinário em uma mensagem Oficial pelo então Presidente dos Estados Unidos da América, o General Dwight D. Eisenhower, em 1958.

Faleceu repentinamente em 8 de novembro de 1959, vítima de um edema pulmonar. Sua morte chocou o mundo inteiro.

Seus funerais foram acompanhados por mais de 1000 pessoas. Homens, Mulheres e, principalmente, Jovens, que tiveram suas vidas dignificadas pelo honroso trabalho de Frank S. Land, nos excelsos princípios que aprenderam no Altar de seus Capítulos.


fonte: wikipedia.org

Quem foi Jacques de Molay ?



Jacques de Molay.

Paris, 18 de março de 1314 nasceu no Condado da Bergonha e pertencia a uma família da pequena nobreza franca.

Nasceu em Vitrey,Departamento de Haute Saone, França, no ano de 1244. Muito pouco se sabe sobre sua infância e adolescência.

Aos seus 21 anos de idade, Jacques DeMolay entrou para a Ordem dos Cavaleiros Templários. Estes eram uma organização sancionada pela Igreja Católica Romana de 1128, para proteger e guardar as estradas entre Jerusalém e Acre, um importante porto da cidade no Mar Mediterrâneo. A Ordem dos Cavaleiros Templários participou das Cruzadas, e conquistou um nome de valor e heroísmo.

Nobres e príncipes enviaram seus filhos para serem Cavaleiros Templários, e isso fez com que a Ordem passasse a ser muito rica e popular em toda a Europa.

Em 1298, Jacques DeMolay foi nomeado Grande Mestre dos Cavaleiros, uma posição de poder e prestígio. Jacques DeMolay assumiu o cargo após a morte de seu antecessor Teobaldo Gaudini no mesmo ano (1298).

Como Grande Mestre, Jacques DeMolay passou por uma difícil posição pois as cruzadas não estavam atingindo seus objetivos. O anticristianismo sarraceno derrotou as Cruzadas em batalhas capturando algumas cidades e portos vitais dos Cavaleiros Templários e os Hospitaleiros (outra ordem de cavalaria), restaram apenas um único grupo do

confronto contra os Sarracenos.

Os Cavaleiros Templários resolveram se reorganizar e readquirir sua força. Eles viajaram para a Ilha de Chipre, esperando pelo público geral para levantar-se em apoio à outra Cruzada.

Em vez de apoio público; como sempre, os Cavaleiros atraíram a atenção dos poderosos Lordes. Em 1305, Filipe IV "o Belo", rei da França, resolveu obter o controle dos Templários para impedir uma ascensão no poder da Igreja. O Rei era amigo de Jacques DeMolay (um de seus filhos era afilhado de Jacques DeMolay, Delfim Carlos, que mais tarde se chamaria Carlos IV e seria rei da França). Mesmo sendo seu amigo, o rei da França com toda a sua ganância tentou juntar a ordem dos Templários e a ordem dos Hospitaleiros, pois sentiu que as duas ordens formavam uma grande potência econômica. Filipe IV sabia que a Ordem dos Templários, possuía várias propriedades e outros tipos de riqueza, doados pelos que um dia, haviam recebido a ajuda dos Templários em várias cruzadas pela Europa.

Sem obter o sucesso desejado, que era a de juntar as duas ordens e se transformar em um líder absoluto, o rei da França armou um plano para acabar com a Ordem dos Templários. Usando um nobre francês de nome Esquin de Floyran. O nobre francês teria como missão denegrir a imagem dos templários e de seu Grão Mestre Jacques DeMolay, e como recompensa Esquin de Floyran receberia terras

pertencentes aos Templários logo após derrubá-los.

O ano de 1307 viu o começo da perseguição aos Cavaleiros. Apesar de possuir um exército com cerca de 15 mil homens, Jacques Demolay havia ido a França para o funeral de uma Princesa da casa Real Francesa e havia levado consigo poucos homens, sendo esses todos nobres. Na madrugada de 13 de outubro Jacques DeMolay, juntamente a seus amigos, foram capturados e lançados nas masmorras pelo chefe real Guilherme de Nogaret (este era um de seus conselheiros) .

Durante sete anos, Jacques DeMolay e os Cavaleiros sofreram torturas e viveram em condições subumanas. Enquanto os Cavaleiros não se dobravam, Filipe IV gerenciava as forças do Papa Clement para condenar os Templários. Suas riquezas e propriedades foram confiscadas e dadas a proteção de Filipe.

Após três julgamentos, Jacques DeMolay continuou sendo leal para com seus amigos e Cavaleiros. Ele s

e recusou a revelar o local das riquezas da Ordem, e recusou-se a denunciar seus companheiros. Em 18 de Março de 1314, ele foi levado à Corte Especial. Como evidências, a Corte dependia de confissões forjadas, supostamente assinadas por Jacques DeMolay. Ele desmentiu as confissões forjadas. Sob as leis da época, a pena por desmentir uma confissão, era a morte. Jacques Demolay foi julgado pelo Papa Clemente, e assim como Jacques Demolay, outro Cavaleiro, Guy D'Auvergne, desmentiu sua confissão e ambos foram condenados . O Rei Filipe ordenou que ambos fossem queimados naquele mesmo dia, e deste modo

a história de Jacques DeMolay se tornou um testemunho de lealdade e companheirismo. Demolay veio a falecer aos seus 70 anos de idade no dia 18 de Março de 1314.

Jacques DeMolay durante sua morte na fogueira intimou aos seus três algozes, a comparecer diante do tribunal de Deus, amaldiçoando os descendentes do Rei da França, Filipe o Belo. O primeiro a morrer foi o Papa Clemente V, logo em seguida o Chefe da guarda e conselheiro real Guilherme de Nogaret e no dia 27 de novembro de 1314 morreu o rei Filipe IV com seus 46 anos de idade.

Grão - mestrado.

Na sexta-feira de 13 de outubro de 1307, os templários no reino da França são presos em massa por ordem de Felipe, o belo. O grão-mestre Jacques DeMolay é capturado em Paris. Imediatamente após a prisão, Guillaume de Nogaret proclama publicamente nos jardins do palácio real em Paris as acusações contra a ordem.

Esta manobra régia impedira o inquérito pontifício pedido pelo próprio grão-mestre, o qual interno à Igreja, discreto e desenvolvido com base no direito canônico, emendaria a ordem das suas faltas promovendo a sua reforma interna.

A prisão, as torturas, as confissões do grão-mestre, criam um conflito diplomático com a Santa Sé, sendo o papa o único com autoridade para efetuar esta ação. Depois de uma guerra diplomática face ao processo instaurado contra a ordem entre Felipe,o belo, Clemente V chegam a um impasse, pois estando o grão-mestre e o Preceptor da Normandia, Geoffroy de Charnay sob custódia dos agentes do rei, estão no entanto protegidos pela imunidade sancionada pelo papa e absolvidos não podendo ser considerados heréticos.

Em 1314 o rei pressiona para uma decisão relativa à sorte dos prisioneiros. Já num estado terminal da sua doença, com violentas hemorragias internas que o impedem de sair do leito, Clemente V ordena que uma comissão de bispos trate da questão. As suas ordens seriam a salvação dos prisioneiros ficando estes num regime de prisão perpétua sob custódia apostólica e assegurando ao rei que a temida recuperação da ordem não será efetuada. Perante a comissão Jacques de Molay e Geoffroy de Charnay proclamam a inocência de toda a ordem face às acusações dirigidas a ela, a comissão pára o processo e decide consultar a vontade do papa neste assunto.

Ao ver que o processo estava ficando fora do seu controle e estando a absolvição da ordem ainda pendente, Felipe, o belo decide um golpe de mão para que a questão templária fosse terminada, ordena o rapto de Jacques de Molay e de Geoffroy de Charnay, então sob a custódia da comissão de bispos, e ordena que sejam queimados na fogueira na Ile de la Cité pouco depois das vésperas em 18 de março de 1314.

Com isso Jacques DeMolay passou a ser conhecido como um símbolo de lealdade e companheirismo. Pois ele preferiu morrer a entregar seus companheiros ou faltar com seu juramento. E por esse motivo o Maçom Frank Sherman Land veio a fundar a Ordem DeMolay usando seu nome como mártir e exemplo a ser seguido.


fonte: wikipedia.org

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

O que o brasão DeMolay significa ?

A COROA simboliza a Coroa da Juventude, que nos lembra as sete Virtudes Cardeais de um DeMolay. É um símbolo de Realeza e Poder, que deve ser a mesma pertinente ao caráter de todo o jovem que souber compreender e trazer consigo o exemplo das virtudes enunciadas pela Ordem como cardeais, que só serão obtidas com o tempo e com experiências da vida.É necessário ressaltar que "a Coroa é um símbolo de Realeza e Poder, que deve ser a mesma pertinente ao caráter de todo o jovem que souber compreender e trazer consigo o exemplo das virtudes enunciadas pela Ordem como cardeais, que só serão obtidas com o tempo e com experiências da vida".




OS RUBIS, dez no total são simbólicas do Fundador Frank S. Land, e dos nove DeMolays originais - Louis G. Lower, o primeiro DeMolay; Ivan M. Bentley; Edmund Marshall; Gorman A. McBride; Jerome Jacobson; William W. Steinhilber; Elmer Dorsey; Clyde C. Stream e Dalph Sewell.

O ELMO é emblemático da nobreza, sem a qual não haveria o caráter.

A LUA CRESCENTE é um sinal de segredo e serve para relembrar os DeMolays do seu dever de jamais revelar os segredos da Ordem ou trair a confiança de um amigo.

A CRUZ BRANCA DE CINCO BRAÇOS simboliza a pureza de intenções e o lema da Ordem: "Nenhum DeMolay fracassa como cidadão, como um líder ou como um homem".

As ESPADAS CRUZADAS denotam Justiça, Força e Cortesia. Elas simbolizam a incessante guerra do DeMolay contra a arrogância, despotismo e intolerância.

As ESTRELAS em torno do crescente são simbólicas da esperança e sempre nos relembra das obrigações que um Irmão da Ordem tem para com o outro.

A COR AMARELA predominante, significa a luz.

A COR VERMELHA - significa força, energia e coragem.

A COR AZUL - está para equilibrar o vermelho, formando o homem perfeito.

Notícia - Cerimônia de posse - Filhas de Jó.

Cerimônia de Posse Filhas de Jó

Ocorreu nesse sábado dia 19 de fevereiro, as 15 horas, na Loja Maçônica Mestre Rangel em Divinópolis/MG, a Cerimônia Pública de Posse do Bethel Divina Luz nº 21 da Ordem Internacionaldas Filhas de Jó.

A nova tríade foi composta pelas nossas primas Ana Luisa Pu

bio, como Honorável Rainha, Rafaella Fonseca, como Primeira Princesa e Júlia Partezane, como Segunda Princesa.

No mesmo evento também foi comemorado a Maioridade da Filha de Jó Stella Lages (ocasião quando se atinge os 20 anos de idade), e os 11 Anos do Bethel Divina Luz através de belas cerimônias bem organizadas e conduzidas.

Compareceram na reunião os irmãos Samuel Brasileiro e Lauro Mansur.


quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

1ª virtude : Amor Filial.


Amor Filial:

Desde o primeiro dia de vida, nasce um sentimento próprio. Esse sentimento não é apenas mais um entre outros; é o mais importante. Chama-se amor filial.O amor Filial, para o DeMolay, é o amor que todos os jovens sentem pelos pais, até o fim de suas vidas.É o primeiro dos sete baluartes que um DeMolay deve seguir: é representado pelo primeiro preceptor. É uma virtude que deve carrega-la consigo, pois, como está na ética do DeMolay: "Um Demolay ama e honra seus pais".Não há amor mais incessante quanto o amor dos pais para com seus filhos e o amor dos filhos para com seus pais. Os nossos são as primordiais pessoas em que podemos confiar e contar nossos receios, sentimentos, amizades... Em fim, não há ninguém que quer tanto o bem de uma pessoa quanto eles.Os pais não são bens, são tesouros valores necessários para vivermos em harmonia com todos, e para todos transmiti-la.Nos momentos de maiores necessidades, são os pais que sempre estão do lado dos filhos. Um DeMolay deve honrá-los, como honra a sua vida, as suas amizades, e seu coração deve estar cheio de boas recordações e de boas intenções para com eles conviver.
"Todo DeMolay, a cada dia que passa, aprimora a sua capacidade de ser um bom filho".

2ª virtude - Reverência pelas coisas sagradas.




Reverência pelas Coisas Sagradas: significa a crença em Deus, não importando a sua religião. Para ser um DeMolay o jovem tem que ter fé Nele e provar o quanto ama e deseja servir a Deus.

3ª virtude - Cortesia.

Cortesia: cortesia, educação e solidariedade são princípios que um DeMolay procura por em prática usando a filantropia, mas somente válida quando é feita com sentimento, colocando o coração naquilo que faz. Ser cortez é ser solidario, estender a mão a qualquer hora. Nos DeMolays têmos uma regra que diz:

"Para ser útil à sociedade não é necessário ser um DeMolay, mas para ser um DeMolay é necessário ser útil à sociedade".

4ª virtude - Companheirismo.


Companheirismo: é ser um amigo leal, tanto nas horas boas quanto nas ruins. O verdadeiro companheiro e amigo é aquele que estende a mão para um Irmão, que está despencando de um abismo, segurá-la. Companheirismo é levar uma chama de amizade no coração, para que, quando um amigo estiver no meio do túnel, ela possa iluminar e mostrar onde está a saída.

5ª virtude - Fidelidade.





Fidelidade
: é sempre acreditar em seus ideais e virtudes, mantendo em segredo tudo aquilo que lhe for ensinado. É ser fiel a Deus, à sua Pátria e a seus amigos, seguindo o exemplo de fidelidade de Jacques DeMolay, que preferiu morrer a trair seus Irmãos. Um DeMolay honra sua palavra, é fiel ao que diz e faz.

6ª virtude - Pureza





Pureza: Ser puro é ser um cidadão idôneo, puro de alma e de coração; é sempre estar de bem com a própria consciência. É manter a mente longe de tudo que vá contra os princípios de um bom cidadão. Seguindo como exemplo Jacques de Molay, homem honesto e puro, motivo de orgulho para todos os jovens que seguem sua doutrina.

sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

7ª virtude - Patriotismo.

Patriotismo: é respeitar e defender a nossa Pátria, nosso Estado e nossa Cidade e, além disso, conservar tudo que diz respeito ao patrimônio público, como escolas, asilos, orfanatos e hospitais, que prestam ajuda às pessoas mais carentes de nossa sociedade. Essa é uma das sete virtudes cardeais que um DeMolay tem.

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Nova Tríade ; Capítulo União de Divinópolis .

NOVA TRÍADE ; CAPÍTULO UNIÃO DE DIVINÓPOLIS.

Nesse último sábado, dia 05/02/2011 ocorreu a Cerimônia Pública de Posse da nova Tríade do Capítulo União de Divinópolis nº 413 da Ordem Demolay na Loja Maçônica Veritas Vincit, em Divinópolis/MG.

Foi um evento grandioso, abrilhantado pela Cerimônia das Luzes, que emocionou a todos os convidados.

A Cerimônia contou com a presença dos Irmãos Demolays, seus familiares, amigos e Tios Maçons.

A nova Tríade será composta pelo Irmão Lauro Guimarães Mansur Nascimento (Mestre Conselheiro), Irmão Arailton Francisco de Oliveira Neto (1º Conselheiro) e o Irmão Régis Fhelippe de Sales Ferreira (2º Conselheiro).

No mesmo evento ocorreu também a Posse do novo Conselho Consultivo. O Conselho será composto pelos Tios Cristiano Leonardo de Oliveira, Adalberto da Fonseca e Ailton Ottoni de Oliveira.

A notícia foi postada tambêm no site do Grande Capítulo do Estado de Minas Gerais, vide link:

http://www.gcemg.com.br/noticias/24-noticias/641-comunicado-de-posse-capitulo-uniao-de-divinopolis

Nominata ; Gestão XXIII

NOMINATA DA XXIII GESTÃO :

MC - Lauro Guimarães Mansur Nascimento
1C - Arailton Francisco de Oliveira Neto
2C - Regis Fhelippe de Sales Ferreira
ESC -Samuel Brasileiro Gonçalves de Alvarenga ( sênior )
TES - Rafael Chagas Florentino
OR - Marcos Paulo Alves de Oliveira
HOSP - Yago Azevedo
MCER - André Gonçalves Silqueira
CAP -Dereck Albert Sales Ferreira
1D - Valdevil Vieira Junior
2D - Ailton Ottoni de Oliveira Júnior
1M - Arthur Mendes Porto Passos
2M - Emmanuel
PE - Murilo Campos Araújo
SENT - Luan Penido de Oliveira
ORG - Bruno Pereira Maldonado
1P - Henrique Aguiar
2P - Pedro Henrique Freitas Corrêa


SÊNIOR DeMolay- Jônathas

Calendário; Gestão XXIII

XXIII Gestão Administrativa do Capítulo União de Divinópolis nº413 da Ordem DeMolay para o Brasil.


CALENDÁRIO DA GESTÃO:

FEVEREIRO

- 05/02/2011: Posse.
- 12/02/2011: Administrativa.
- 26/02/2011: Ritualística.

MARÇO

- 13/03: Ritualística; Exame de Proficiência; Evento Dia Obrigatório Jaques Demolay 18/mar;
- 20/03: Elevação; Relatório Comissões Fev-Mar;

ABRIL

- - 10/04: Ritualística;
- 17/04: Ritualística; Dia Devocional; Relatório Comissões Abr;

MAIO

- 07/05: Iniciação; Cerimônia das Mães
- 22/05: Ritualística; Relatório Comissões Maio;
JUNHO

- 12/06: Ritualística, Candidatura;
- 26/06: Eleição; Relatório da Gestão; Relatório Final Comissões; DM da Gestã